terça-feira, 28 de setembro de 2010

Enquanto isso no Twitosfera...

Uma vez ao assistir uma entrevista do Boni no Roda Viva (o Boni, aquele "ex quase dono da Globo" que sabe tudo de TV), pois bem, o Boni disse uma coisa que me chamou atenção: "a TV não manipula, a Internet manipula", ele disse isso de maneira franca sem querer "puxar a sardinha pro seu lado" ( a TV) e explicou que na Internet diz-se, posta-se, coloca-se o que quiser como quiser,quando quiser.Esse é sentido de manipular: a vulnerabilidade inerente á internet. "Taí" uma verdade: a internet é terra de ninguém, mesmo, ou de todo mundo, acho que assim é melhor, a internet é terra de todo mundo.

Um fenômeno "internético" que vem me chamando a atenção principalmente nesses últimos dias (graças a Deus que são os últimos) de campanha eleitoral é absurda eleição da Marina Silva pra presidência da republica. Chamo de absurdo não a possibilidade de a Marina ser presidente,mas o fato de como isso parece tão real nos resumidos caracteres do twitter. No twitter, não sei se é só no meu, a Marina está eleita! Eu quase pude acreditar! Foi quando lembrei da frasezinha do Boni que comentei anteriormente. Não que o que esteja aparecendo no twitter seja mentira pra enganar( não é esse o sentido, repito) sim, aquelas pessoas todas votarão  na Marina Silva, mas isso aqui no mundo real, do lado de fora do twitter é pouco pra ela ser eleita.

É, o Boni tem razão, a TV, por ser um veículo de massa alcança a opinião pública com mais facilidade e consequentemente é mais difícil haver manipulação de fatos e ideias, sem que a intencionalidade venha a público, na internet, e particularmente no twitter a opinião é sua, pessoal. Cada um diz o que quer e como quer.

Cynthia Osório

Um comentário:

  1. Oi, Cynthia... eu de novo! rs

    Muito bacana este espaço aqui tb... adorei!

    Beijos e seguindo-te... rs

    ResponderExcluir